FAQ's (Questões frequentes)

Geral

1. Como posso contactar o responsável do clube ADM?

Pode enviar um email para coorddesporto@ext.marista-lisboa.org. Caso pretenda reunir pessoalmente com o mesmo, deve solicitar via email, sugerindo horários e dias preferenciais.

2. Apenas fiz uma aula/treino e pretendo a devolução do valor da inscrição/mensalidade. É possível?

Após efetivação da inscrição e pagamento da mensalidade, não existirão devoluções. A Associação Desportiva Marista permite aos atletas realizarem um treino/aula experimental em qualquer modalidade, desde que devidamente enquadrados a nível etário e/ou requisitos técnicos.

3. Se pretender efectuar o pagamento na secretaria da ADM, qual o horário de atendimento?

Poderá fazê-lo de 2ª a 6ª feira entre as 17:00h e as 20:00h ou no primeiro sábado de cada mês das 9:00h às 13:00h. Se pretender fazê-lo noutro horário, pode fazê-lo de 2ª a 6ª feira das 9:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h mas terá de trazer o valor em numerário e na quantia certa.

4. Não estou a receber as faturas-recibo por email, qual o procedimento para corrigir esta situação?

Deverá enviar um email para admsecretaria@ext.marista-lisboa.org e informar da não receção das faturas-recibo no seu email (colocar email) para rectificação da situação. Caso a situação continue, poderá sempre solicitar as faturas-recibo presencialmente.

5. Aderi ao pagamento por débito directo. Como e quando recebo as faturas-recibo?
Deverá receber a fatura-recibo após 5 dias da data de débito, na sua caixa de correio electrónico.

6. Lesionei-me e precisava de activar o seguro desportivo, qual o procedimento?
Existem diferentes procedimentos, dependendo da modalidade que é praticada. No entanto, é de destacar o seguinte ponto do regulamento interno da ADM (artigo 7º- Seguro desportivo):

  • A necessidade de se cumprir rigorosamente os procedimentos exigidos pelas respetivas Federações Desportivas, evitando assim situações que impeçam o seu acionamento;
  • Em caso de acidente o sinistrado deve contactar o treinador responsável de equipa a quem competirá o acompanhamento dos procedimentos necessários;
  • Os sinistrados deverão receber assistência nas clínicas avençadas pelas Federações Desportivas;
  • O pagamento antecipado de despesas e a respetiva franquia são da responsabilidade do atleta sinistrado. A ADM comparticipará com 50% do valor da franquia, caso os pontos anteriores sejam devidamente cumpridos e realizados até 48 horas após o acidente.
  • Caso os custos da assistência médica sejam superiores aos limites estipulados pelas respetivas Federações Desportivas, será da responsabilidade dos atletas o respetivo pagamento.

No separador de "Seguros" (mais em baixo), encontram-se os respetivos formulários de sinistro para cada uma das modalidades.

7. Pretendo-me inscrever nas atividades da ADM, qual o procedimento e o local da inscrição?

Bastará deslocar-se à secretaria da ADM (no complexo das piscinas do Externato Marista de Lisboa) de 2ª a 6ª feira das 17h às 20h ou no primeiro sábado de cada mês das 9h às 13h. Poderá ainda consultar o procedimento de inscrição na página "inscrições" (clique aqui).

8. As atividades da ADM também estão abertas a utentes externos?
Sim. No entanto, em casos de sobrelotação é sempre dada prioridade a alunos do Externato Marista de Lisboa.

9. Quais as formas de pagamento das mensalidades?
Na secretaria da ADM, em numerário, cheque, cheques criança, multibanco ou através de débito direto. Nas modalidades de futsal, voleibol e ginástica, o pagamento através de débito direto ou pronto pagamento anual tem um desconto de 16% nas mensalidades.

10. Como faço para aderir ao débito direto?
Basta preencher devidamente o seguinte formulário, digitalizar e enviar para admsecretaria@ext.marista-lisboa.org.

11. Em que dia do mês é feito o débito em conta? Fazem alguma comunicação da data do mesmo?

O débito em conta, salvo exceções, será realizado no dia 5 de cada mês. A comunicação do mesmo será realizada via email.

12. Aderi ao débito em conta e tenho dúvidas relativamente aos valores debitados. Como posso obter esclarecimentos?
Queira por favor verificar o preçário da ADM em "Inscrições". Caso mantenha as suas dúvidas, pode colocar as suas questões para admsecretaria@ext.marista-lisboa.org , identificando o nome completo do atleta.

13. Pretendo anular o débito em conta. Qual o procedimento?

Basta dirigir-se à secretaria da ADM (2ªf a 6ªf das 17h às 20h) e preencher o formulário de cancelamento do débito em conta.

14. Vão buscar o meu filho(a) e pô-lo na atividade da ADM?
Esse serviço apenas se destina à natação do pré-escolar, lecionadas entre as 15h e as 16h30. No caso das modalidades de futsal, voleibol e ginástica, apenas no 1º ciclo, o EML assegura o acompanhamento dos alunos até à respetiva atividade.

15. O calendário da ADM é distinto do calendário do Externato Marista de Lisboa?
Sim. Pode ver o calendário da ADM aqui.

16. Que vantagens tenho em ser sócio da ADM?
Clique aqui e conheça todas as vantagens.

17. Como faço para alterar dados pessoais (morada, número de telefone, ...)?
Qualquer alteração de dados deverá ser comunicada para admsecretaria@ext.marista-lisboa.org mencionando a alteração e nome completo do atleta.

18. É possível alugar as intalações desportivas?
Para alugueres ver aqui.

19. Como poderei fazer uma reclamação/sugestão?
Para reclamações/sugestões clique aqui.

Piscina

1. Posso fazer uma aula de experimentação? Qual o procedimento?
Sim, pode. Basta preencher o formulário ("Aula de experimentação"), enviar para o email admsecretaria@ext.marista-lisboa.org e aguardar por um contacto da secretaria a confirmar a sua aula. No dia da aula, deverá passar pela secretaria para levantar a autorização e entregar na piscina ao professor indicado.

2. Quais as diferenças entre os níveis de aprendizagem das aulas da piscina?
Clique em "Inscrição" e depois em "Objetivos dos níveis".

3. Como posso contactar o responsável das atividades aquáticas?

Deverá enviar um email para resp.a.aquaticasadm@gmail.com para agendar uma reunião. Coloque no assunto "Solicitação de Reunião" e no corpo do email diga, de uma forma sucinta,  qual o assunto a tratar.

4. Posso falar com o professor de natação da minha filha(o)?

Sim. Deverá enviar um email para resp.a.aquaticasadm@gmail.com para agendar uma reunião. Coloque no assunto "Reunião - (nome do professor com quem pretende falar) e no corpo do email, de uma forma sucinta, mencione qual o assunto a tratar. Depois aguarde confirmação do horário e dia da reunião.

5. Quero-me inscrever na piscina, tenho de fazer algum teste de aptidão?

Se tiver até 5 anos de idade (inclusive) não necessita de fazer teste. Se tiver 6 ou mais anos de idade necessita de realizar o teste de aptidão (exceto na modalidade de hidroginástica). O procedimento consiste em preencher o formulário (ver na página "Inscrição" ou pedir ao vigilante no próprio dia) apenas com o seu primeiro e último nome e trazer o equipamento necessário para o teste. O horário do teste (não precisa de marcação) é de 2ª a 6ª feira das 17:30h às 19:30h ou no primeiro sábado de cada mês das 9:30h às 11:00h.

6. Posso fazer natação avulso?

Sim. O preço de uma única aula é de 8 euros ou, se preferir, pode optar pelo pack de 11 aulas por 80 euros. Terá também de pagar o seguro, assinar o termo de responsabilidade e respeitar o regulamento interno das piscinas. Os horários da natação avulso serão os mesmos da natação livre.

7. Têm toucas de natação para venda?
Sim, pode adquirir uma junto da secretaria da ADM. O preço é de 2,5 euros.

8. Os balneários têm cacifos? É preciso levar cadeado?
Os balneários têm cacifos. Deverá levar cadeado ou adquirir junto da secretaria da ADM.

9. Até que idade posso ajudar o meu filho a vestir-se nos balneários?

As crianças com idades compreendidas entre os 6 meses e os 6 anos podem utilizar os balneários do piso inferior, quando acompanhadas por adultos do sexo oposto e os acompanhantes com sexo correspondente ao balneário, no piso superior.

10. Qual o equipamento necessário para a piscina?

Fato de banho de licra adequado (justo ao corpo e sem bolsos), touca, de preferência de silicone à exceção dos bebés que podem utilizar de licra, e chinelos. No caso dos bebés, é obrigatório o uso de fraldas específicas para a prática de atividades aquáticas em piscina.

11. Pretendo ver a aula do meu filho na piscina pequena, o que preciso? 
Terá obrigatoriamente de trazer chinelos. 

12. Até que idade tenho de ir para dentro de água com o meu filho?

Apenas no nível girinos (bebés), dos 6 meses aos 3 anos de idade. A partir dos 3 anos, a criança faz aula com o professor (sem exceção). 

13. Por motivos imputáveis à piscina da ADM, não pude fazer uma(s) aula(s), posso solicitar a devolução do dinheiro da respectiva aula?

Não, de acordo com o regulamento da piscina, a ADM não realiza qualquer devolução. No entanto, tem direito a aulas de compensação que poderá solicitar aqui (Aulas de compensação). Se o pedido for aceite, a secretaria entrará em contacto telefónico consigo a confirmar o pedido.

14. Por motivos pessoais, não pude fazer uma(s) aula(s), posso pedir compensação da mesma?

Sim, de acordo com o artigo 10º do regulamento interno da piscina, todos os utentes têm direito a três compensações, por motivos imputáveis ao utente, por época. Para tal, basta solicitar aqui (Aulas de compensação). Se o pedido for aceite, a secretaria entrará em contacto telefónico consigo a confirmar o pedido. 

15. Tive doente/lesionado durante o período de um mês, tenho de pagar a mensalidade da natação?
Sim, mas se apresentar um atestado médico terá uma redução na mensalidade de 25%.

16. Vou estar ausente das piscinas durante algum tempo, posso suspender as mensalidades?

Não. Segundo a alínea c) do artigo nº7 do regulamento, "(...) A interrupção de 2 pagamentos consecutivos implica o cancelamento da inscrição do utente, assim como todos os seus direitos. O recomeço da atividade fica condicionado à existência de vaga e implica o pagamento das mensalidades e taxas em atraso".

17. Por onde entro para me dirigir ao complexo das piscinas?

De 2ª a 6ª feira pela entrada principal do Externato Marista de Lisboa (questione o vigilante da portaria principal). Aos sábados, o acesso terá de ser realizado através das escadas verdes localizadas do lado direito do parque de estacionamento.

18. Qual o procedimento para desistir das atividades da ADM?

Segundo a alínea c) do artigo nº7 do regulamento, o "cancelamento das atividades deverá ser comunicado via correio eletrónico (admsecretaria@ext.marista-lisboa.org), ou presencial até ao dia 8 do mês anterior, através do preenchimento do respetivo formulário (ver aqui).

19. Qual a duração das aulas/treinos da piscina?

As aulas dos níveis dos 6 meses aos 3 anos de idade (exclusive) e do pré-escolar são de 30 minutos. As restantes são de 45 minutos.

20. Como posso falar com o coordenador geral da ADM?
Deverá enviar um email para coorddesporto@ext.marista-lisboa.org para agendar reunião.

21. Como e quando posso fazer alterações de horários da piscina?
Poderá fazer alterações de horário na secretaria da ADM até ao dia 8 de cada mês.

22. Fiz o pagamento da renovação nas piscinas em Julho, terei de pagar a mensalidade de Setembro mesmo que não tenha frequentado nenhuma aula/treino?

Sim. A renovação é uma inscrição, pelo que detém de todos os direitos e deveres da mesma. Recordamos o artigo 7º do Regulamento das Piscinas: "A prática de qualquer atividade na Piscina do EML implica o pagamento obrigatório da inscrição e das mensalidades referentes ao período de atividade (época de Setembro a Julho), independentemente da assiduidade do utente".

23. Optei pelo pagamento presencial (na secretaria da ADM), até que dia terei de fazer os pagamentos?

Segundo o artigo 7º do Regulamento interno das piscinas "O pagamento das mensalidades deverá ser efetuado até ao dia 8 de cada mês (caso o dia coincida com um domingo, feriado ou encerramento, o pagamento será efetuado no dia útil seguinte). Findo este prazo, haverá lugar ao pagamento de uma taxa suplementar no valor de 2€ (dois euros)". 

24. Para que serve o chip da ADM?

O chip, entre outras funcionalidades serve para controlar as entradas e saídas dos utentes. Segundo o artigo nº8 do regulamento interno, o acesso às instalações da Piscina do EML fica condicionado à apresentação do Chip, é obrigatório a aquisição e utilização diária do mesmo e em caso de perda ou extravio é necessário a requisição de uma 2ª via do mesmo (com um custo de 10€ de caução). A Piscina do EML reserva-se ao direito de inibir o acesso às suas instalações por aqueles que, deliberada ou involuntariamente, não sejam portadores do chip, sendo este pessoal e intransmissível.

25. Qual o tempo de permanência nos balneários?

O tempo de permanência nos balneários circunscreve-se a 10 minutos antes do início da atividade e a 20 minutos após o final da mesma.

26. Perdi ou deixei valores nos balneários. Como faço para os reaver?
Dirija-se ao complexo das piscinas da ADM e peça ao vigilante que o ajude a procurar nos perdidos e achados.

Futsal, Ginástica e Voleibol

1. Vou estar ausente dos treinos durante algum tempo, posso suspender as mensalidades?

Apenas em caso de lesão grave, com apresentação de atestado médico e de comprovada impossibilidade de acompanhamento dos treinos é que poderá ser realizado um desconto ou a suspensão das mensalidades. A aprovação será sempre da responsabilidade da Direção da ADM.

2. Tenho de usar algum equipamento especial para os treinos/jogos?
Sim, obrigatoriamente terá de utilizar o Kit da ADM (Parcial ou Completo), para mais informações ver subcapítulo das FAQ's que diz "Kits".

3. O meu filho tem algum desconto por apenas fazer 1x por semana a atividade de voleibol/futsal/ginástica?
Não tem qualquer desconto.

Kits

1. Onde posso pedir e pagar o Kit da ADM?
Na secretaria da ADM (no complexo das piscinas) ou  online (clique aqui). Mas será adequado experimentar os tamanhos das peças antes de encomendar. Para tal, primeiramente, deverá dirigir-se à secretaria da ADM (no complexo das piscinas) e solicitar ao vigilante.

2. Qual a diferença entre o Kit Completo e o Kit Parcial da ADM?
O Kit Completo é constituído pela t-shirt, sweatshirt, mochila, calções e calças e o Parcial é apenas a t-shirt, sweatshirt e mochila.

3. Como sei que já posso levantar o Kit da ADM?
Enviar-lhe-emos um email avisando-o(a) assim que chegar. Posteriormente, deverá dirigir-se à secretaria da ADM (complexo das piscinas) para o respectivo levantamento de 2ª a 6º feira entre as 17:30h e as 19:30h.

4. Quanto tempo demora a chegar o Kit da ADM?
Entre 2 a 3 semanas. Até lá pode utilizar outro equipamento.

5. Posso pedir uma peça extra (ex: t-shirt, calções, etc)?
Sim, junto da secretaria da ADM ou clique aqui.

Seguros

Piscina

Futsal

Voleibol

Ginástica